Como Aumentar a Produção de Oxitocina, o Hormônio do Bem-estar

❤️Compartilhe!

Como já escrito em um outro post (Os Hormônios e Seus Efeitos), a Oxitocina é um dos hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e conforto do organismo humano. Para os mais leigos, uma explicação rápida: as emoções e algumas reações são regidas pela produção de hormônios, ou seja, por exemplo, com a produção de cortisol provavelmente surgirá o estresse e com a produção da dopamina surgirá o relaxamento.

A ótima notícia é que a produção destes hormônios pode ser estimulada por ações conscientes. Você mesmo é capaz de levar seu cérebro a liberar tais hormônios e, sendo assim, as consequências se manifestam (bem-estar, alegria, relaxamento).

Alguns sabem da existência dos hormônios, mas muitos nem imaginam como podem estimular o organismo para que estes sejam produzidos. Pensando nisso, deixamos abaixo uma humilde lista das ações que estimulam a liberação da Oxitocina no organismo.

Ouvir as Pessoas

Por mais simples que pareça, o ato de reservar um tempo de qualidade e dar o “ombro para chorar” para alguém, é capaz de estimular a produção de Oxitocina. Ao ter a sensação de estar sendo imensamente útil para alguém e cooperando para o bem alheio, a sensação de bem-estar manifesta-se.

Realizar Atos de Caridade

Sim, a frase “quem ajuda é o maior ganhador” é verdadeira. Ser socorrido por outras pessoas é algo maravilhoso e traz à tona a esperança na humanidade. Por outro lado, ajudar alguém é ainda mais recompensador, principalmente quando vemos o sorriso na face daquele que auxiliamos. Nesta ocasião também temos a produção intensa de Oxitocina.

Meditar

Tirar um tempo para pensar em nada é um oásis para mentes barulhentas. Repare que este “meditar” não faz referência direta à Meditação Budista, pois qualquer tipo de meditação serve. Simplesmente coloque seus fones de ouvido, escolha músicas relaxantes, e procure não pensar em absolutamente nada. Em pouco tempo surgirão sensações muito confortantes.

Exercícios Físicos

Esta informação a maioria da população já sabe. Quem já teve a oportunidade de frequentar uma academia sabe o quão difícil, mas recompensador, é completar uma hora de treino físico. Levantar pesos, correr, se esticar, mover-se, todo tipo de exercício liga o sinal verde para a produção de hormônios do bem-estar.

Calor Humano

O toque, o beijo, o sexo, ou até um rápido abraço são capazes de, além de trazer a certeza de que se é amado e querido, fazer com que o organismo produza Oxitocina em grandíssima quantidade. Se, por acaso, você não possui um relacionamento amoroso, não se desespere… Que tal dar um longo abraço em seus avós, ou naquele seu amigo querido ou até no pastor da sua igreja?

Faça dos gestos carinhosos uma rotina em sua vida e você perceberá como sua sensação de bem-estar e prazer será algo intrínseco ao seu cotidiano.

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato