Hormônios e Seus Efeitos

❤️Compartilhe!

É observando a ação dos hormônios que encontramos vários dos fenômenos mais fantásticos que ocorrem no organismo humano. Vale a pena conhecê-los.

Como você já deve ter ouvido falar, o equilíbrio na produção de hormônios é extremamente importante para o bem-estar humano.

A importância destas substâncias é tão vital que as consequências da falta de alguns hormônios podem até, por exemplo, causar depressão.

Não custa nada aprendermos um pouco mais sobre os hormônios e seus efeitos, não é mesmo?

Nesta postagem iremos entender um pouco mais sobre cinco hormônios: dopamina, serotonina, oxitocina, noradrenalina e adrenalina.

Dopamina: a produção deste hormônio traz ao indivíduo a sensação de prazer e bem-estar. A ausência desta substância no organismo pode causar ansiedade, desespero e preocupação.

Serotonina: também é responsável pela sensação de bem-estar no organismo. Sua ausência pode desencadear uma série de pensamentos negativos a respeito de, até mesmo, situações corriqueiras.

Oxitocina: outro hormônio que provoca o surgimento da sensação de bem-estar e felicidade. Este hormônio é mais facilmente produzido diante de situações em que haja amor. Um simples abraço pode estimular a produção de oxitocina.

Noradrenalina e Adrenalina: hormônios ligados aos instintos de sobrevivência humana. São responsáveis por ativar os recursos humanos ligados à defesa pela sobrevivência como: aumentar a força, melhorar a visão, aumentar a agilidade, etc.

Existem outros hormônios produzidos pelo corpo humano, no entanto, deixemos este assunto para outra postagem. Que os exemplos citados neste post sirvam como impulso inicial para que você estude mais a respeito.

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato