Pensamento e Seu Poder na Mente, Sentimento e Vontade

❤️Compartilhe!
YouTube video

O pensamento é uma das ferramentas mais poderosas disponíveis para qualquer pessoa e pode gerar tanto o bem quanto o mal, na mente, sentimentos e desejos.

Já ouviu falar do “efeito dominó”? Pois bem, nós temos este efeito dentro de nossos próprios organismos. Tão certo como a lei da causa e efeito, há também a equação pensamento + mente = sentimento = vontade = ação. Existe um enorme perigo aí.

Durante as horas em que estamos acordados, nossa mente arquiva e processa milhares (ou até bilhares) de informações recebidas pelos meios cognitivos, ou seja, visão, audição, tato, paladar, olfato e outros recursos humanos. Esta quantidade absurda de dados pode também gerar uma quantidade assustadora de pensamentos.

Leia também: Respirar Fundo é o Melhor Calmante

Poder pensar é uma dádiva, e é esta dádiva que mantém a humanidade existente até os tempos atuais. Porém, muita coisa pode acontecer no campo dos pensamentos. Estes são como sementes que, se regados pela mente, florescem e desencadeiam sentimentos que se transformarão em vontades e, então, teremos como consequência a ação, ação esta que pode ocasionar resultados desagradáveis.

Talvez até aqui você não tenha visto nada de novo, mas o quanto você tem vigiado sua mente ultimamente para evitar que pensamentos negativos e autodestrutivos ganhem espaço e força nesta equação existente em sua mente? O ponto principal a ser questionado é: por quanto tempo mantenho vivo maus pensamentos em minha mente? Minutos, horas, dias, meses, anos?

O indivíduo que não busca o autoconhecimento e o autocontrole em todo o tempo, acaba por alimentar frequentemente pensamentos de ódio, baixa autoestima, egoísmo e vários outros tipos que poderão resultar em exclusão social, violência e até, por exemplo, suicídio.

Barre tudo aquilo que em nada te acrescente. Mas barre ali, logo no início, no campo mental. Aja enquanto é tempo, pois ao transformar-se em um sentimento, vontade, ou ação, as pequenas sementes destruidoras já terão se tornado árvores enormes.

Cultive em seu coração tudo aquilo que é belo e que dará bons frutos. Seja um bom jardineiro no seu jardim da alma.

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. – Filipenses 4:8

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

2 comentários

Deixe um comentário

Entrar em contato