Respirar Fundo é o Melhor Calmante

❤️Compartilhe!

O cérebro é uma máquina incrível e, se usada em harmonia com o simples ato de respirar profundamente, pode tornar tudo mais leve.

Duvido muito que você já não tenha ouvido o conselho “respire fundo” diante de situações estressantes. A maioria daqueles que aconselham esta ação benéfica não possui um diploma de formação em Medicina, mas mesmo assim está certa: respirar fundo tem efeitos similares a de um remédio calmante.

Fomos programados para reagir primeiro e pensar depois. Não fazemos por mal, pois esta programação é responsável pela sobrevivência da humanidade até hoje. Serve-nos como um recurso para fuga rápida, irracional, buscando a todo custo o bem-estar do organismo.

Leia também: Qual é o Argumento Mais Convincente Para a Existência de Deus?

Não convém entrar em termos técnicos aqui, mas a informação essencial é a seguinte: seu cérebro precisa de um certo tempo para refletir de forma racional sobre as situações. Podemos dizer que os estímulos externos “passam” primeiramente pelos setores responsáveis pela emoção em nosso cérebro para, só depois, chegar na parte que calcula racionalmente.

Eis a grande importância do ato de respirar calmamente por, pelo menos, uns dois minutos, quando a situação complica. Neste pouco tempo para nós, mas valioso para o organismo, é permitido ao cérebro a organização das informações recebidas pelo ambiente.

A respiração mansa e controlada é um dos grandes segredos dos mais pacientes. Estes possuem grande autoconhecimento e sabem bem que, senão derem tempo a si mesmos, responderão agressivamente a tudo e a todos. Como dizia o antigo filósofo Sócrates, “conhece a ti mesmo“.

Diante de qualquer dificuldade, situação estressante ou momento confuso, respire fundo. Deixe esta maravilhosa máquina chamada cérebro processar as informações e lhe ajudar a proceder da melhor maneira possível.

Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. – Tiago 1:19,20

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato