Deus Sonda a Intenção do Coração: Viva Sem Medo de Arriscar

❤️Compartilhe!

Todos nós temos medo de arriscar. Uns mais, outros menos. A realidade é que o ser humano ama a zona de conforto e tudo o que está além dela parece sombrio e incerto. Mas, caminhando com o Senhor, podemos ter paz neste sentido. Vou lhe provar como. Abaixo você encontrará – como muitas pessoas buscam – alguns versículos sobre “errar é acertar”, para lhe ajudar a entender esta verdade: Deus sonda a intenção do coração.

Deus sonda a intenção do coração, versículos sobre errar é acertar

Vamos analisar com diligência dois versículos de Jeremias 17.

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.” – Jeremias 17:9,10

O verso 9 nos lembra de que o coração é enganoso. Essa é uma triste realidade que assola a existência humana. Pare um pouco e pense sobre isso. Sua mente, seus desejos, seus sentimentos… todos eles podem te enganar a qualquer instante.

Além disso, a Palavra nos garante que essa doença, isto é, o coração que engana, é incurável. Ou seja, carregaremos o risco do autoengano até a morte. Esta verdade serve para nos relembrar sobre a importância de uma vida de dependência no Pai.

Apesar de tudo, o verso 10 nos traz paz. Estas palavras são um verdadeiro alento ao coração. Observe, releia e tente perceber a mensagem de paz presente nesta passagem.

“Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.” – Jeremias 17:10

Você notou o que o Senhor disse? “Para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta.” Perceba que Deus sabe o quão enganoso o coração é e, por misericórdia, o Pai recompensa cada um de acordo com a sua conduta. Ele vê o mais profundo da alma. Ele vê as reais intenções e recompensa de acordo. Sim, Deus sonda a intenção do coração. Por isso, precisamos entender dois tipos de erros.

Erros Acidentais

Em certos dilemas da vida, não sabemos para onde ir ou o que fazer. Buscamos a Deus e a Sua direção, mas nem sempre compreendemos o que o Senhor está dizendo. Dentro da mente humana, neste tipo de situação, uma guerra se inicia entre a voz do Criador e a voz da criatura. Como proceder?

Sem ter a certeza do que fazer, acabamos fazendo aquilo que julgamos ser o correto. Sendo assim, corremos o risco de errar com o desejo de acertar. Se erramos acidentalmente desejosos de fazer a vontade do Pai, Ele recompensa conforme as intenções do coração.

Portanto, podemos retirar o peso do medo de errar quando temos uma vida íntima com o Senhor e desejamos sempre fazer a Sua vontade. Movidos pela vaidade tropeçaremos, todavia se tentarmos agradar ao Senhor, mesmo que venhamos a errar, a misericórdia e o amor do Pai nos sustentarão.

Erros Propositais

De maneira oposta, o erro proposital é causado pela decisão humana baseada na vaidade. O vaidoso ou ganancioso se vê diante de uma bifurcação. Essa pessoa sequer busca a direção do Senhor e se entrega completamente aos desejos enganosos do coração para alcançar algum objetivo em prol da própria glória.

Deus sonda os corações profundamente e sabe muito bem diferenciar entre um erro acidental com a intenção de acertar e um erro proposital com a intenção de se envaidecer.

***

Para concluir: entenda que você cometerá erros nessa vida. Inúmeros erros! No entanto, temos um Pai de amor misericordioso para nos proteger e nos revigorar após cada tropeço se tentarmos caminhar de acordo com a Sua perfeita vontade.

Não tenha medo de viver. Não tenha medo de errar (até porque os erros nos ensinam muitas coisas). Tenha medo de viver uma vida para si mesmo(a). Para finalizar, dois versículos sobre “errar é acertar”.

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. – 1 Coríntios 10:31

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. – Romanos 8:28

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato