Como Vencer a Procrastinação Através da Metanoia

❤️Compartilhe!

Os comandos do nosso corpo originam-se da mente. Este fato não é novidade para ninguém, certo? Seria impossível falarmos sobre uma vida mais ativa sem tocar assuntos relacionados à maneira de pensar do indivíduo. Tudo começa na mente. Uma decisão bem deliberada basta. Saiba como vencer a procrastinação agora através da metanoia (mudança de mente).

Como vencer a procrastinação? Saiba agora mesmo!

A mudança de mente que precisamos para uma vida mais ativa pode ser resumida em 4 passos. Primeiro é necessário que entendamos os efeitos negativos da procrastinação. O segundo passo é crer que a mudança de vida é verdadeiramente possível. O terceiro é querer. O quarto é conhecer os benefícios de uma vida livre da procrastinação. Estes passos poderosos mostrarão como vencer a procrastinação.

1. Efeitos negativos

Sabemos que a procrastinação impede que o indivíduo avance significativamente em sua vida. Tudo se torna repetitivo. Acordar, trabalhar, um pouco de lazer e sono. Este ciclo se repete de segunda à sexta-feira ou sábado e se inicia novamente na próxima semana. Para quem trabalha com aquilo em que sente prazer, não há mal nenhum nesta rotina. Todavia a maioria não desfruta deste sonho.

Quero trazer o foco para o âmbito mais pessoal e profundo. Vamos analisar sob a ótica existencialista. Como você tem existido? Quem você tem sido na história deste planeta? Que diferença faz? Não quero deprimi-lo(a), longe disso. Quero abrir os seus olhos para a sua situação atual.

Sua vida tem sido deplorável? Sua existência tem sido medíocre? As causas desta situação podem ser as mais variadas, mas com toda a certeza afirmo que a procrastinação está, em algum grau, entre elas.

Não somente a sua existência torna-se medíocre como também sua saúde é comprometida. A procrastinação como hábito traz à tona o tédio e este é extremamente prejudicial à saúde mental quando em excesso. Seria exagero alegar que uma das raízes da depressão, por exemplo, é a própria procrastinação? Definitivamente não.

A procrastinação tem o poder de multiplicar-se. Deixamos uma simples tarefa para depois. Então percebemos como esta atitude foi temporariamente agradável, afinal, é muito melhor ficar no sofá comendo em frente à tv, concorda? Este pequeno ato reforça o nosso comportamento e quando menos percebemos estamos procrastinando praticamente tudo.

Não ache que eu não procrastino às vezes. É claro que procrastino. Todos, em certos momentos, procrastinam. A diferença está nos graus que este hábito atinge. Deixar para lavar a louça no dia seguinte e cumprir este planejamento é diferente de nunca lavá-las. Apesar de ser um exemplo aqui, afirmo que sim, existem pessoas que nunca lavam a louça.

A procrastinação tratada nesta obra é aquela que envolve projetos maiores como: abrir uma empresa, criar uma banda, começar a pintar, fazer academia, etc. Então por que falo sobre coisas tão pequenas como lavar a louça? Porque o hábito de procrastinar começa assim, nos detalhes. Procrastinar detalhes exageradamente é um perigo invisível.

Estes efeitos negativos não diferem tanto dos efeitos das drogas. Sei que parece um exagero alegar isto, mas compare você mesmo(a). Começamos aos poucos, gostamos da sensação, a tendência é buscar repetir a dose e, por fim, tornamo-nos viciados(as). Por conseguinte, ficamos presos à uma prisão de segurança máxima. Uma prisão dentro da própria mente.

A procrastinação precisa ser evitada a qualquer custo, a não ser que você queira ter uma vida infrutífera, medíocre, espiritualmente pobre e tediosa.

2. Como vencer a procrastinação: Crer na possibilidade

Pode ser que este tópico pareça inútil aos seus olhos, mas na realidade não é. Há e sempre haverá pessoas que chegaram ao nível da desesperança completa. Acreditam que são incapazes de levar uma vida mais ativa. Ou pela idade, ou pela saúde ou por qualquer outro motivo enganoso.

Para pessoas assim indico que reprogramem a mente e passem a pensar mais positivamente diante da vida. Enquanto há vida, há esperança. Sua história é como um quadro que ainda não foi concluído. Supondo que este quadro não esteja agradável aos seus olhos, ainda há espaços em branco por toda parte e eles podem ser pintados com mais capricho.

Vencer a procrastinação é algo possível. Você pode alcançar este estilo de vida sem problema algum. No entanto, você não terá forças suficientes para a mudança se não crer que é capaz. Partindo deste pressuposto, podemos adentrar o terceiro passo.

3. Como vencer a procrastinação: Querer

Este é o passo mais importante de todo o processo de metanoia. Imagino que, por ter chegado até aqui, dentro de você haja a vontade. Porém, apenas a vontade não basta. Precisamos de algo a mais. Você precisa desejar ardentemente a mudança. É preciso olhar para a luz que vem de fora da caverna de Platão e se inquietar com a curiosidade sobre o que existe lá fora.

Mentalize a vida mais próspera que almeja ter. Sinta paixão por este estilo de vida que você ainda não vive. Imagine-se tendo sucesso na área que tanto admira. Nada disso chegará até você sem esforço e persistência. Afirme para o seu próprio eu que sua vida mudará a partir de hoje.

O primeiro passo é vital. Já tentou mergulhar em uma piscina com água fria? Eu já. O segredo? Não sei explicar… só sei que eu pulei. Não pensei muito. Não fiz cálculos. Sequer li um livro a respeito. Somente pulei. O frio foi desconfortável nos primeiros dez minutos, mas depois a diversão foi recompensadora.

Dar o primeiro passo é igual à situação apresentada acima. Surge o medo inicial e a tentação de pensar mais a respeito bate à porta. Duas escolhas surgem então. Se você decidir pensar, calcular, raciocinar ou realizar qualquer outra ação mental que lhe impulsione a procrastinar, assim ocorrerá. Se você decidir simplesmente fazer e ir contra o medo natural, experimentará coisas que a maioria jamais experimenta.

São duas forças que te darão vigor nesta missão contra a procrastinação: querer e fazer. Somente admirar um estilo de vida ativo não basta. Somente pensar como fazer ao invés de colocar em prática também não é o suficiente. É necessário real força de vontade quando o assunto é como vencer a procrastinação.

4. Como vencer a procrastinação: Benefícios

Quando a vida ativa torna-se um hábito, ela deixa de ser cansativa como aparenta. Cria-se um prazer pelo fazer. Quando eliminamos o hábito da procrastinação, iniciamos um ciclo prazeroso e extremamente produtivo. Sonhos são alcançados e a vida passa a ser bem desfrutada.

O indivíduo que vive longe da procrastinação idealiza objetivos e os conquista em tempo muito menor do que se comparado com a maioria. Suas conquistas são as mais variadas e isso influencia diretamente a sua autoestima.

Procrastinadores tendem a ter relacionamentos mais conturbados. Há inúmeras queixas entre cônjuges relacionadas ao ato exagerado de procrastinar do(a) parceiro(a). Um único favor é pedido, no entanto, este é atendido somente após muito tempo.

Em contrapartida, pessoas mais dispostas evitam este tipo de conflito. Ou seja, os benefícios da vida distante da procrastinação são os mais variados, desde benefícios em relacionamentos amorosos até benefícios para a autoestima.

Conclusão

A procrastinação é um dos piores inimigos da vida saudável, tanto no âmbito físico quanto mental. Este hábito é dificilmente superável em níveis mais profundos, todavia a superação para este mal é real e possível. É necessário acreditar e desejar demasiadamente. As consequências de um novo estilo de vida sem procrastinação são incríveis.

Nas próximas páginas partiremos para outras áreas que trarão atividades práticas e úteis. Reforço que o esforço mental contra a procrastinação deve ser constante até que a vida mais ativa torne-se uma rotina involuntária. Não dê espaço para pensamentos que atrapalharão esta jornada e alimente frequentemente as ideias positivas a respeito do estilo de vida que tanto deseja.

Espero que você tenha aprendido como vencer a procrastinação e que coloque em prática tudo o que absorveu nesse humilde artigo.

Trechos do Livro:

Transforme Seu Tempo em Rendimento: Estratégias eficientes para eliminar a procrastinação (PDF)

R$ 2,84

Transforme Seu Tempo em Rendimento: Liberte-se da Procrastinação e Alcance o Sucesso Agora! Você já se viu adiando constantemente suas metas e sonhos? Em “Transforme Seu Tempo em Rendimento”, Danilo H. Gomes apresenta um guia prático e inspirador para eliminar a procrastinação de uma vez por todas e transformar seu tempo em resultados tangíveis. Descubra…

Aproveite:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

2 comentários

  1. OLA EU SOU UMA PESSOA QUE PERDI A VONTADE DE TUDO MAS AINDA TENHO BONS ABITOS PRINCIPALMENTE OS DE TREINAR AMO JIU JITSU E MUSCULÇAO MAS MEU TRABALHO ESTA CADA VEZ MAIS PIOR .SOU PINTOR MARCO MEUS COMPROMISSOS E NÃO VOU SEMPRE ATRAZADO MEU TRABALHO NÃO RENDE NADA E AI POR DIANTE SEMPRE ADIANDO MEUS COMRPOMISSOS ..ISSO JA AFETOU MEUS RELACIONAMENOS HJ VIVO SÓ POR CAUSA DISSO!!

    • Talvez lhe falte uma forte motivação, caro José. O que te motiva a levantar da cama todos os dias? O que realmente vale a pena nesta vida para você? A vida é única… Você está usufruindo bem dela ou tem a jogado fora? Você faz diferença neste mundo. É uma alma única. Valorize os seus dias e as pessoas à sua volta, pois, por elas vale a pena levantar a cabeça e ir à luta. Grande abraço!

Deixe um comentário

Entrar em contato