“Deus Me Abandonou”… Será Mesmo?

❤️Compartilhe!
YouTube video
"Deus me abandonou"... Será que esta afirmação é verdadeira?

Quem nunca se sentiu abandonado(a) pelo Senhor em algum momento da vida? Quem nunca disse “Deus me abandonou”? Há tempestades tão escuras em nossas vidas que, mesmo observando diligentemente, não encontramos luz acima das nuvens e cremos no abandono. Isso pode significar que estamos ficando iguais a Jesus.

Por favor, não se sinta ofendido(a). Não estou blasfemando contra Jesus nem mesmo questionando o amor de Deus. Minha intenção aqui é mostrar para você que, se queremos sermos iguais a Jesus para a glória de Deus, precisamos estar dispostos a passar pelas mesmas situações que Ele passou. Às vezes diremos – ou chegaremos perto de dizer – a frase: Deus me abandonou.

Infelizmente, no meio cristão, há muitos querendo o poder de Cristo sem suportar a ideia de passar pelos sofrimentos que nos moldam. É impossível sermos semelhantes a Jesus sem encarar o treinamento que mata a nossa carne. O sofrimento fortalece, enriquece, ensina e aumenta a fé, por mais paradoxal que tudo isso pareça.

Amados, não se surpreendam com as provações de fogo ardente pelas quais estão passando, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Pelo contrário, alegrem-se muito, pois essas provações os tornam participantes dos sofrimentos de Cristo, a fim de que tenham a maravilhosa alegria de ver sua glória quando ela for revelada. – 1 Pedro 4:12,13

Abaixo há uma lista de sofrimentos que Jesus superou por amor à vontade do Pai:

  • vergonha
  • nudez
  • humilhação
  • pobreza material
  • rejeição
  • traição
  • falta de beleza
  • perseguição
  • fome
  • dor intensa
  • difamação
  • tentação
  • sentimento de abandono
  • entre outros.

Nosso Sumo Sacerdote entende nossas fraquezas, pois enfrentou as mesmas tentações que nós, mas nunca pecou. – Hebreus 4:15

E quanto ao sentimento de abandono? Sinto que Deus me abandonou!

Recebi essa palavra em meu coração justamente enquanto eu questionava a aparente omissão de Deus diante de um sério problema que enfrentei. Me senti abandonado… até o momento em que o Espírito Santo me trouxe reflexões acerca do seguinte acontecimento:

Por volta das três da tarde, Jesus clamou em alta voz: “Eli, Eli, lamá sabactâni?”, que quer dizer: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”. – Mateus 27:46

Até mesmo o sentimento de abandono Jesus sentiu. Hoje sabemos que Ele não foi abandonado, muito pelo contrário, foi ressuscitado ao terceiro dia e hoje está assentado à direita de Deus Pai por toda a eternidade.

Realmente… Não há nenhum sofrimento na jornada do cristão que Jesus já não tenha experimentado primeiro. Perceba a honra: eu, um mero mortal, enfrentando as mesmas lutas que Jesus enfrentou e venceu. Com certeza afirmo que cada situação fará de mim um homem mais parecido com Ele.

Você ama Jesus? Ama mesmo? Quer ser como Ele? Então esteja pronto(a) para frequentar a mesma escola que Ele frequentou… E olha que Ele foi o melhor da turma, hein?

Agora lhe trago um alento. Você não está abandonado(a). Talvez seja necessário experimentar o sentimento de abandono para também aprender a superá-lo. Leve hoje mesmo para o Senhor essas aflições e guarde o seguinte versículo no nível mais profundo da sua alma:

E estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes, nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor. – Romanos 8:38,39

A partir de hoje, lembre-se das promessas presentes na Palavra antes de dizer “Deus me abandonou”. Ele jamais fará isso. Viva na paz de Cristo!

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

10 comentários

  1. Eu realmente me sinto abandonado,porém acredito que Deus me abandonou pq eu abandonei ele primeiro, e ele tentou me ajudar inúmeras vezes e chego a pensar que Deus desistiu de mim pq cai em tentação centenas de vezes,uso cocaína e cada vez q uso,me sinto o pior ser humano dessa terra,tenho vergonha tbm de pedir ajuda a Deus,pq já pedi tantas vezes e não fui forte o suficiente pra parar,cheguei a conclusão que vou morrer nessa vida pecaminosa,esses dias pedi pra Deus uma última chance ,e pedi pra sentir o amor dele dentro de mim , acreditando que poderia pela última tentativa sentir força nesse amor que nem sei mais qual sensação me poderia trazer,não sei pq nasci,não sei de onde vim,e se eu pudesse voltar e escolher não nascer assim eu faria. Não sou digno de estar presente ao lado de Deus,por isso acredito que ele tbm concorda CMG,pq não vou mudar. Não tenho mais forças ,fui tragado pelo vicio e hj padeço em vida.

    • Querido amigo, somente tomamos banho quando estamos sujos e não limpos, ou seja, o Senhor nos chama para nos lavarmos em suas águas puras de amor. O Pai quer te limpar porque te ama intensamente! Como Jesus disse em Mateus capítulo 11, “vinde a mim os cansados e oprimidos…”. Ele te chama pelo nome. Declaro vitória sobre sua vida em nome de Jesus!

  2. A unica coisa que posso dizer e que me sinto abandonado, os negócios não dão certo.
    Não sei mais o que fazer para me livrar de tantos problemas. Mas eu acredito em Deus. Não sei porque ele esta se afastando de mim. Eu procuro falar com ele todos os dias.

    • O Senhor jamais se afasta de um coração humilde que clama por Ele. Nossa mente infelizmente insiste em nos convencer de que estamos sozinhos… mas não estamos. Todos nós passamos pelos desertos da vida. Ninguém está isento disso. Aqueles que permanecem no Senhor certamente terão vitória! Não pare de lutar. Rasgue o coração diante de Deus se for preciso, mas não desista. Ele é contigo!

  3. Também sinto-me abandonada por Deus! Tudo que faço dá errado. Terminei minha formação já faz 3 anos, até hoje não consigo emprego em nenhum lado, já tentei em vários concursos só vem reprovada alguns com notas positivas outros com negativa. É uma grande frustração! Não entendo o que está acontecer, porque antes de fazer qualquer coisa encaminho meus planos nas mãos de Deus. Parece que quanto mais oro, mais tudo dá errado! Pergunto-me se blasfemei contra o Espírito Santo sem saber. É muita dor, muitas decepçães e frustraçães! Não aguento mais… Agora só oro para que Deus me leve deste mundo, nem isso está acontecer! 😭😭😭

    • Que a paz do Senhor encha o seu coração! Primeiramente creio que seja urgente a mudança de foco. Para alegarmos que “tudo está dando errado”, precisamos ter o conhecimento completo do futuro para saber se, de fato, as coisas estão “dando errado” ou são circunstâncias que nos levarão a um fim proveitoso. Em Jeremias 29:11, o Senhor diz que nos dará o fim que esperamos, isto é, não como queremos momentaneamente, mas sim como realmente esperamos: um fim de paz e vitória. Em Romanos 8:28, Deus nos diz que tudo coopera para o bem daqueles que o amam. Se você o ama e o obedece em uma vida de humilde rendição e busca constante, fique tranquila, pois somente duas coisas seguirão você: a provisão necessária e o livramento do mal. Abraços!

  4. Estou sem forças para lutar, quanto mais oro e clamo a Deus por um milagre na minha vida mais perdida fica a minha vida e so trabalhar e quanto mais trabalho mais dividas adquiro ja não aguento mais não consigo entender o que acontece por que Deus não me da uma luz se estou fazendo algo errado e não consigo ver que ele abra meus olhos e nada por que ele tem permitido tanto sofrimento se eu sou a errada meus filhos não precisam pagar por isso.

    • Que a alegria do Senhor lhe dê forças! Consigo imaginar o seu sofrimento nesse momento. As lutas em nossas vidas só podem ter três origens: consequências dos nossos atos, provação de Deus para o nosso crescimento ou ataque demoníaco. Você precisa identificar as origens dessa situação para conhecer o combate que está travando. Se forem consequências, arrependa-se e peça ajuda ao Senhor. Se forem provações, peça fortalecimento para suportar. Se for ataque demoníaco, ore e jejue repreendendo o mal. Seja sincero em sua investigação e persistente em sua busca ao Senhor. Não dê espaço para os pensamentos que agem contra a esperança divina. Nossa esperança tem nome: Jesus. Agarre-se Nele.

  5. Tem dois anos que peço socorro, perdi tudo na pandemia, agora provavelmente em breve irei morrer, ágiotas me ameaçam de morte, não tenho mais nada a fazer e esperar a não ser a morte, eu já não tenho mais esperança nessa vida, sinto pelo meu filho e esposa que ficaram a padecer mais ainda quando me matarem.

    • Orei pela sua vida! Agarre-se em Jesus assim como Pedro gritou por Ele quando estava afundando durante a caminhada sobre as águas. As mãos do Senhor alcançarão você.

Deixe um comentário

Entrar em contato