O Que Está Acontecendo Com os Teólogos da Atualidade?

❤️Compartilhe!

Não é preciso muitos minutos navegando nas redes sociais para perceber que a teologia tornou-se um campo de guerra onde vários eruditos ou até mesmo curiosos se digladiam a fim de mostrar superioridade intelectual.

Estudar as Escrituras Sagradas é maravilhoso, no entanto, em certo momento da jornada de estudo cristão, é possível que nos deparemos com a tentação da altivez, isto é, podemos nos sentir melhores e mais sábios do que os outros.

Não sejam egoístas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês. – Filipenses 2:3

Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal. – Provérbios 3:7

Como já não bastasse o pecado da altivez, alguns vão além: usam o conhecimento teológico para constantemente debater questões complexas e que até hoje não foram sanadas.

Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. – 2 Timóteo 2:24

Em meio a tantos debates (muitas vezes inútil), encontramos inteligência, mas não amor. O amor deve estar presente em todas as áreas da vida cristã, e isso não exclui a área dos debates teológicos.

Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. – Colossenses 3:14

É claro que devemos confrontar as heresias, pois Jesus também agia de tal forma, contudo precisamos agir na direção do Espírito Santo até nesses momentos. Seria a rede social o lugar certo para debates teológicos intensos?

Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. – Gálatas 5:25

Você tem estudado a Bíblia ultimamente? Por quê? Faço esta pergunta, pois eu mesmo percebi que minhas motivações estavam sendo manchadas pelo orgulho. Estava acumulando conhecimento para vencer debates. Deus me livre desse pensamento!

Certa vez, enquanto falava com o Pai, expus ao Senhor esta dificuldade que nascia no meu coração. O que obtive como resposta foi o seguinte versículo:

Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. – Salmos 119:11

Quer ser um mestre dos ensinamentos bíblicos? Então que seu foco seja sempre este: não pecar contra o Senhor. Estude a Palavra para cumprir a vontade de Cristo e instruir outras pessoas a fazer o mesmo. Pensando assim, não haverá mais espaço para inúteis discussões acerca de questões que em nada mudam a vida prática cristã.

A sabedoria deve ser usada para a glória do Pai e edificação da Igreja. Somente para isso. Qualquer desejo que tenha por fim a sensação de superioridade intelectual ou, por motivação, a raiva contra o próximo, é pecaminoso.

Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. – Tiago 3:17

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato