Efeito Zeigarnik e Sua Relação Com a Satisfação

❤️Compartilhe!

O que o Efeito Zeigarnik tem a ver com o sentimento de gratidão, satisfação e o bom aproveitamento da vida? Descubra e transforme sua forma de ver a vida.

Durante uma aula do professor Kurt Lewin, em meados do século XX, a aluna Bluma Zeigarnik achou interessante um fato que Kurt havia percebido nos restaurantes de sua cidade e contado à classe.

Lewin contou aos alunos sobre ter reparado nos restaurantes que os garçons lembravam-se muito mais facilmente dos pedidos que ainda estavam em espera do que dos pedidos que já haviam sido concluídos.

Bluma, curiosa em relação ao porquê deste fenômeno, decidiu pesquisar a respeito. Teve e ideia de realizar um experimento com algumas pessoas.

O experimento consistia em fornecer aos participantes algumas tarefas para serem realizadas em um período de tempo, porém, estes participantes eram interrompidos inesperadamente durante a execução das atividades.

Ao questionar os participantes sobre o que estavam fazendo, Zeigarnik chegou à conclusão de que os participantes lembravam-se mais das atividades não terminadas do que as terminadas.

Ou seja, através dos estudos de Bluma foi comprovado que o ser humano gasta muito mais a sua memória e concentração com aquilo que ainda não finalizou ou realizou do que com aquilo que já foi finalizado e realizado. Este fenômeno foi chamado de Efeito Zeigarnik.

Enxergamos aí um grande perigo para a paz e alegria de uma pessoa. Isto explica muita coisa.

Se analisarmos a vida das pessoas à nossa volta, perceberemos que o homem corre incessantemente atrás de objetivos que ainda não conquistou enquanto os vários objetivos já conquistados caem no mar do esquecimento.

Fernando trabalha 12 horas por dia e faz hora extra nos feriados para trocar de carro anualmente e comprar sua própria fazenda, mas se esquece da família linda que possui e não aproveita tudo aquilo que já conquistou.

Raquel trabalha durante o dia e estuda em seu tempo livre à noite para se formar em seu curso de mestrado enquanto seu noivo nem se lembra mais do que é ter um verdadeiro tempo de qualidade com sua paixão.

Assim funciona a mente. Se preocupa e se desgasta com o que não tem, mas deixa escapar aos poucos pelos dedos o vasto número de presentes que Deus, a vida e seu suor lhe deram.

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato