Dons de Deus: Pelo menos um você tem

❤️Compartilhe!

A Bíblia nos apresenta três listas maravilhosas de dons. Estas listas são divididas em três categorias: dons do Pai, dons do Filho e dons do Espírito Santo. Vale a pena conhecê-los. Por agora foquemos nos dons do Pai.

A lista de dons do Pai está escrita em Romanos 12:7,8.

Se tiver o dom de servir, sirva com dedicação. Se for mestre, ensine bem. Se seu dom consistir em encorajar pessoas, encoraje-as. Se for o dom de contribuir, dê com generosidade. Se for o de exercer liderança, lidere de forma responsável. E, se for o de demonstrar misericórdia, pratique-o com alegria. – Romanos 12:7,8

São 6 dons: serviço, ensino, encorajamento, contribuição, liderança e misericórdia. Cada um de nós nasce com pelo menos um desses dons. Sejam discípulos de Jesus ou não, todas as pessoas carregam dentro de si um dom do Pai. Podemos enxergá-los como resquícios da glória de Deus em Sua criação: o ser humano.

Deus concedeu um dom a cada um, e vocês devem usá-lo para servir uns aos outros, fazendo bom uso da múltipla e variada graça divina. – 1 Pedro 4:10

A maior prova de que todos, cristãos ou não, possuem pelo menos um dom é o fato de que podemos encontrar indivíduos que fluem brilhantemente em algum dentre esses dons sem ao menos saber quem Jesus realmente é. Grandes ditadores da história, por exemplo, demonstraram ter o dom de liderança mesmo sendo pessoas terríveis.

Sobre Cada Dom

Serviço: Pessoas que percebem facilmente as necessidades alheias e com facilidade encontram maneiras de servir ao próximo e trazer apoio diante da necessidade.

Ensino: Pessoas que possuem enorme habilidade de ensino, isto é, facilidade em transmitir um conhecimento e obter sucesso na transmissão e absorção da informação.

Encorajamento: Pessoas que, com frequência, encorajam os outros de modo que suas palavras naturalmente estimulam e motivam os desanimados.

Contribuição: Pessoas que sentem prazer na contribuição e facilmente agem com generosidade quando há a oportunidade de ajudar.

Liderança: Pessoas de iniciativa que conseguem, sem muito esforço, administrar e conduzir grupos ou indivíduos através de atitudes destemidas e incomuns.

Misericórdia: Pessoas que se compadecem dos excluídos pela sociedade, ou seja, que não têm dificuldades para acolher e lidar com os marginalizados.

***

E então, qual é o seu dom? Já descobriu? Se descobriu, está servindo ao próximo através do seu dom? Está fazendo a diferença nesse mundo para a glória de Deus? Que o Senhor lhe ilumine nessa questão.

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato