Devo Estudar a Bíblia Para Debates Teológicos?

❤️Compartilhe!

As redes sociais se tornaram um verdadeiro campo de guerra das ideias. Uma simples postagem gera longas discussões, principalmente se o assunto estiver relacionado à Bíblia. Devemos estudar para debater?

O estudo da Palavra é uma das obrigações do cristão. A Bíblia nos alimenta espiritualmente, guia nossos passos, revela pecados, entre outros benefícios. No primeiro capítulo de Josué e também no de Salmos temos claras instruções a respeito.

Relembre continuamente os termos deste Livro da Lei. Medite nele dia e noite, para ter certeza de cumprir tudo que nele está escrito. Então você prosperará e terá sucesso em tudo que fizer. – Josué 1:8

Feliz é aquele que não segue o conselho dos perversos, não se detém no caminho dos pecadores, nem se junta à roda dos zombadores. Pelo contrário, tem prazer na lei do Senhor e nela medita dia e noite. – Salmos 1:1,2

Então a ordem é: ler e meditar. (Feliz é aquele que pratica essa ordem!) Não basta ler, é necessário refletir constantemente sobre aquilo que as Escrituras dizem. Sendo assim, a resposta é “sim” caso a pergunta seja “devo estudar a Bíblia?“.

gif

Agora precisamos pensar acerca da segunda parte da pergunta do título. Devemos estudar a Bíblia para debates teológicos? O verso que me veio ao coração quando refleti sobre essa pergunta foi Salmos 119:11, que diz:

Guardei tua palavra em meu coração, para não pecar contra ti. – Salmos 119:11

O salmista guarda a Palavra com afinco não para debates públicos, muito menos para obter reconhecimento humano, mas para não pecar contra o Pai. As Escrituras nos desviam do mau, pois são iluminação para a jornada dos seguidores de Cristo.

Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho. – Salmos 119:105

Todavia, reconhecer estas verdades não nos impede de combater heresias. O conhecimento bíblico nos dá armas para lutar contra as mentiras de Satanás. No entanto, nem todas as discussões merecem atenção.

Não perca tempo discutindo mitos profanos e crendices absurdas. Em vez disso, exercite-se na devoção. – 1 Timóteo 4:7

Não se envolva em discussões tolas sobre genealogias intermináveis, nem em disputas e brigas sobre a obediência às leis judaicas. Essas coisas são inúteis, e perda de tempo. – Tito 3:9

Para tudo há tempo e lugar. Precisamos estar sujeitos à direção do Espírito Santo e somente usar o conhecimento que temos em debates se o Senhor assim ordenar.

Podemos então concluir que o foco do cristão estudioso é esse: guardar a Palavra para viver em santidade. Qualquer outra questão é secundária. Continue estudando, mas use seu conhecimento de maneira santa.

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato