Deus Tem a Pessoa Certa Para Mim?

❤️Compartilhe!


Este é um assunto deveras delicado. Posso afirmar que tocar neste assunto é como acender um rojão na escuridão: a polêmica é inevitável. O melhor jeito de lidarmos com assuntos complexos como este, é apresentar o que a Bíblia nos revela anulando ao máximo qualquer opinião.

Vamos refletir sobre. Sabemos que Deus é onipotente, mas também sabemos que o homem tem liberdade. Se não fosse assim, não encontraríamos várias vezes nas Escrituras passagens que falam sobre a escolha do homem.

Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. – Deuteronômio 30:15,16

Se Deus propõe algo, subentende-se que há uma possibilidade de escolha, correto? Vamos considerar também outro trecho.

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. – Apocalipse 3:20

Então podemos concluir que o homem tem sua própria liberdade de escolha durante sua existência. No entanto, não podemos esquecer de que Deus é um pai amoroso que se dispõe a cuidar da vida de seus filhos.

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. – Mateus 6:31-33

Temos dois fatos incontestáveis até aqui: o homem tem sua liberdade e Deus cuida de seus filhos. Mas onde, na Palavra, encontramos Deus falando especificamente sobre relacionamentos amorosos planejados pelo Pai? Não há uma passagem que trate tão diretamente a respeito, porém, encontramos um exemplo de que Deus pode guiar um filho até o seu par romântico.

Então orou: “SENHOR, Deus do meu senhor Abraão, dá-me neste dia bom êxito e seja bondoso com o meu senhor Abraão. Como vês, estou aqui ao lado desta fonte, e as jovens do povo desta cidade estão vindo para tirar água. Concede que a jovem a quem eu disser: ‘Por favor, incline o seu cântaro e dê-me de beber’, e ela me responder: ‘Bebe; também darei água aos teus camelos’, seja essa a que escolheste para teu servo Isaque. Saberei assim que foste bondoso com o meu senhor”. Antes que ele terminasse de orar, surgiu Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, trazendo no ombro o seu cântaro. A jovem era muito bonita e virgem; nenhum homem tivera relações com ela. Rebeca desceu à fonte, encheu seu cântaro e voltou. O servo apressou-se ao encontro dela e disse: “Por favor, dê-me um pouco de água do seu cântaro”. “Beba, meu senhor”, disse ela, e tirou rapidamente dos ombros o cântaro e o serviu. Depois que lhe deu de beber, disse: “Tirarei água também para os seus camelos até saciá-los”. – Gênesis 24:12-19

Ao longo desta história vemos que Isaque e Rebeca se casaram e geraram filhos, conforme os propósitos do Senhor. Ou seja, Deus pode nos levar a alguém e isto já aconteceu antes, como vimos, e este exemplo está ao alcance de qualquer um que leia a Bíblia.

Há quem diga que este guiar de Deus se desfez com a nova aliança e hoje Deus “lava as suas mãos” quando o assunto é relacionamento amoroso. Por que isto aconteceria? Faltam evidências que comprovem este comportamento de Deus.

O que fica claro para nós é o seguinte: temos liberdade para escolhermos quem quisermos (e Deus pode abençoar-nos) e é provável que Deus não intervenha se assim pedirmos. Todavia, se dobrarmos os joelhos e clamarmos por uma direção do Senhor, será que Ele não agirá por seus filhos?

Pense a respeito. Será que podemos pedir a Deus um amor para toda a vida? Deus ainda é o mesmo nesta questão? Finalizo esta postagem com estes versículos e deixarei você tomar suas conclusões.

E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão. – Mateus 21:22

Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. – Gênesis 2:18

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato