Cuidar Faz Bem… Mais do Que Você Imagina

❤️Compartilhe!

Uma das maiores razões para o surgimento da depressão é o sentimento de inutilidade. A ciência já comprovou o quão saudável é cuidar de algo. Saiba mais.

A maioria esmagadora das mães, pelo menos aqui no Brasil, tentam educar os filhos desde a infância quanto à organização dos ambientes de casa. Cuidar do próprio quarto, por exemplo, é um sacrifício para muitos.

Filho, arrume sua cama”, “lave sua louça”, “guarde seus sapatos”, “passe pano nos móveis”. Sim, isso tira a paciência de qualquer preguiçoso. Porém, precisamos concordar em algo: isso produz uma sensação de bem-estar.

Arrumar a cama, lavar louças, guardar sapatos ou passar pano nos móveis podem ser tarefas cansativas e sem diversão alguma, mas ao terminar estas atividades é impossível não experimentar um sentimento de alegria por ver que conseguimos cuidar de algo com excelência.

A verdade é que o ser humano sente uma necessidade absurda de ser útil em algo. Tanto é que uma das queixas principais dos suicidas é a tristeza por sentir-se inútil.

Precisamos cuidar de algo, e cuidar com capricho. Este cuidado pode ser simplesmente arrumar o próprio quarto ou organizar a casa toda, cuidar de uma criança saudável ou de uma criança com câncer, cuidar de um gato ou de vários cachorros… Todos estes cuidados são válidos.

Cuidar de algo ou alguém cria automaticamente um laço entre o sujeito e a própria vida. Por mais que o desejo da morte seja grande, a consciência se lembrará de que sua existência é útil para o bem de alguém ou de algo.

Estudos comprovam o quão benéfico é ter um animal de estimação, por exemplo.

A companhia de um animal de estimação também pode aliviar a solidão, e a maioria dos cães são um grande estímulo para o exercício saudável, o que pode melhorar substancialmente o humor e aliviar a depressão.” – www.psiconlinews.com

Sinta-se útil novamente. Faça a vida de alguém melhor. O mundo é um lugar ruim e carente de amor, portanto, inúmeras pessoas precisam de alguma ajuda.

Cuide de alguém, cuide de algo, cuide de si mesmo.

“Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” – Eclesiastes 4:10

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato