Como Publicar um Livro Digital?

❤️Compartilhe!

De tempos em tempos recebo esta pergunta. Isso muito me impressiona, pois, por mais difícil que pareça, não é. Publicar uma obra, hoje em dia, é uma tarefa relativamente fácil.

Lista de itens necessários:

  1. Uma ideia;
  2. Um editor de textos;
  3. Um editor de imagens.

Sim, eu avisei que não era tão difícil. O maior desafio é ter uma boa ideia e tempo para escrever. Então mãos à obra!

Preparando o Livro

Antes de tudo, ressalto que o seu livro poderá ser escrito em qualquer editor de textos capaz de salvar um arquivo na extensão .doc ou .docx. Algumas editoras solicitam o arquivo em formato .pdf, mas não se preocupe, há conversores online prontos para te ajudar.

Caso você seja totalmente leigo no mundo da informática, deixo minhas indicações.

Editores de texto:

  • Word (Microsoft Office) – Pago;
  • Writer (LibreOffice) – Gratuito;
  • TextMaker (FreeOffice) – Gratuito, mas contém versão paga.

Se você já tem uma ideia bacana em mente, é hora de sentar em frente ao seu computador e começar a escrever. Disponibilizo um livro de exemplo (formato A5) com título, índice, prefácio, conteúdo, apêndice, nota do autor e descrição do autor para que você tenha uma estrutura aceitável para ebooks. Faça o download deste livro de exemplo clicando aqui.

Preencha o título, subtítulo e as demais informações necessárias. Escreva o seu conteúdo, sem pressa, se atentando ao português e à qualidade do conteúdo. Preocupe-se também com a estética. Livros mal organizados visualmente tendem a causar desconforto em seus leitores.

Preparando a Capa

Esta sim é uma parte um pouco mais chata. Acredite, criar capas não é uma tarefa simples. É preciso certa habilidade com editores de imagem e experiência com o mundo literário. No entanto, não precisa se descabelar. Hoje em dia existem ferramentas gratuitas na internet que prometem te auxiliar na criação de uma bela e atraente capa.

Editores de imagem online:

Canvas;

Adobe Spark.

O conceito de uma capa é simples: um título, subtítulo, nome do autor e uma imagem de fundo. Se atente às cores para que haja certo contraste entre as letras e a imagem de fundo. Use, no máximo, duas fontes de texto. Salve sua capa no formato .jpg (a mais pedida entre as distribuidoras de livros digitais).

Lançando o Livro

A melhor parte! A emoção de ver um livro que você mesmo escreveu disponível na internet para o mundo todo é uma sensação única! Neste ponto será necessário muita atenção para que não haja futuros arrependimentos.

Atualmente o mercado para novos escritores está bem escasso. A Amazon continua sendo a melhor livraria digital para iniciantes no mundo literário, portanto, deixo minha recomendação para que você conheça o Kindle Direct Publishing, o programa de distribuição da Amazon.

A KDP (sigla deste serviço), em certa altura do cadastro de um novo livro, lhe oferecerá a inclusão de sua obra no programa Kindle Unlimited. Este programa permite que usuários “premium” (não é este o termo, mas uso como exemplo) tenham acesso livre ao seu livro sem pagar por ele. Neste caso, você passa a ganhar em torno de 1 centavo por página lida (este valor varia de acordo com a época).

Se adentrar este programa, você não poderá disponibilizar a sua obra em nenhuma outra plataforma de forma alguma. O máximo permitido é a disponibilização de até 10% do conteúdo em outros locais, nada mais. Caso quebre esta cláusula do contrato, você poderá ser banido(a).

Outras alternativas para a publicação digital são:

  • Clube dos Autores (mas o preço final do seu livro poderá ficar relativamente caro);
  • Simplíssimo (pago, mas parece ser uma ótima opção);
  • Draft2Digital (é necessário o conhecimento básico de inglês, no entanto é um ótimo serviço).

Divulgação

Por fim, depois de ter publicado o livro, o verdadeiro trabalho começa. As pessoas não lerão o seu livro se não souberem que você existe. Tenha em mente que será necessário um ótimo trabalho de marketing sobre o seu livro para que você obtenha um número satisfatório de vendas.

Invista principalmente nas redes sociais. Crie um perfil profissional para inspirar confiança em seus futuros leitores. Não se esqueça de publicar coisas úteis para a comunidade. Se possível, ofereça conteúdos gratuitos para ganhar popularidade.

Por enquanto é só. Para mais dicas, acompanhe este blog. Um abraço!

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

2 comentários

Deixe um comentário

Entrar em contato