A Importância do Arrependimento

❤️Compartilhe!

Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus. – Atos 20:21

Arrependimento necessário em três áreas:

  • A mente (metanoia): é a primeira área necessária. Mudança de mente, as razões, o eu.
  • Sentimento: incomodar-se com os pecados cometidos, sentir a tristeza genuína que nasce no arrependimento (2 Co 7:10).
  • Vontade: alteração nos desejos, sendo que, antes, o pecado era tão desejado, agora deseja-se o que agrada a Deus.

► Leia também: Perseverança

Precisamos amar esta santidade.

O arrependimento não pode ser feito de qualquer jeito, mas executado com qualidade, alinhada com o Espírito Santo. Este arrependimento verdadeiro produz em nós o fruto do Espírito.

O arrependimento excede a sinceridade e o reconhecimento das próprias falhas. Este vem do Pai e nos transforma por inteiro, tornando-nos semelhantes a Cristo, de dentro para fora.

Atitude e comportamento transformados: este é o verdadeiro arrependimento.

Não basta pedir perdão (apenas um alívio de consciência), todavia é necessário a mudança de comportamento. Não se livra da culpa, mas sim do pecado. Mudança de atitude. O perdão gera conserto.

“Temos lançado nossas falhas nas profundezas de um simples copo da água. Não há profundeza e tem fácil acesso.” – Pr João Marcos

Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia. – Provérbios 28:13

Arrependimento sem mudança de vida não traz perdão.

O arrependimento vai além do emocionalismo, pode ser um simples remorso. Ainda não há mudança. Remorso não é arrependimento.

Cuidado com o amor próprio. Ele nos coloca como vítimas, dignos de compaixão. Direcionamos a culpa que é nossa.

O arrependimento nos aproxima do Corpo de Cristo. O remorso nos afasta.

Para meditar: quando nós, a Igreja, pecamos, é pior do que o pecado dos incrédulos, pois quando pecamos, pecamos contra a Luz que habita em nós. Os incrédulos não possuem luz alguma. Nossos pecados também são piores do que os pecados dos demônios.

Então vocês se lembrarão dos seus caminhos maus e das suas ações ímpias, e terão nojo de si mesmos por causa das suas iniquidades e das suas práticas repugnantes. – Ezequiel 36:31

– Sermão pregado por Pr. João M. Mantello, dia 31/01/21 em Araçatuba/SP

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato