5 Dicas Para Melhorar Sua Saúde Emocional

❤️Compartilhe!
YouTube video

É claro que não existe fórmula mágica para ter uma vida emocional plenamente saudável, no entanto, há inúmeras estratégias que podem nos ajudar a desenvolver melhor o controle das emoções.

1. Elimine hoje mesmo a autocobrança exagerada

Eu sofri muito com este problema. Vivia me cobrando de maneira doentia, pois não aceitava nada menos do que a perfeição. Como sofri! Tive que levar várias surras da vida para entender que todos nós somos imperfeitos e tudo o que fazemos é também imperfeito. Além disso, nada nesta vida é estático, ou seja, tudo muda em todo tempo. Exigir a perfeição nesta realidade em que vivemos é pura falta de tempo, além de ser nocivo à saúde.

2. Deixe o passado para trás

Você já deve estar cansado(a) de ter ouvido este conselho, não é mesmo? Mas então por que continua fazendo? Visitar o passado e remoer sentimentos é ilógico e irracional. Faz algum sentido trazer novamente à existência situações que não existem mais? O passado e todas as suas bagagens foram engolidas pelo tempo e ali mesmo devem ficar.

3. Sono de qualidade

Como você tem dormido? Tem tido de 7 a 8 horas de sono por dia? Tem acordado várias vezes na madrugada? Você precisa aprender a planejar o seu sono, sabia? Cuide bem do ambiente em que você descansa. Não deixe para dormir tarde se for acordar cedo no dia seguinte. Seu corpo merece repor as energias e seu cérebro também.

4. Estímulos provocantes

Conheça os seus gatilhos mentais. O que costuma “tirar você do sério”? Qual tipo de provocação acaba com a sua paz? Não peço que você evite tais gatilhos, mas que você entenda as suas próprias fraquezas e possa enfrentá-las. Questione-se: por que esta situação me deixa tão irado(a)? Faz realmente algum sentido? É importante se conhecer e perceber o tamanho dos estímulos e o tamanho de suas reações. Nunca é tarde para consertar estes desequilíbrios.

5. Tenha um exemplo de autodomínio

Eu tento seguir o exemplo de Jesus. Mesmo diante de inúmeras provocações, Ele jamais pecou. Mesmo sabendo do futuro doloroso que lhe aguardava, Ele não desistiu. Jesus jejuou por 40 dias em um deserto escaldante e não cedeu às tentações de Satanás. Isso sim é controle e saúde emocional, meu amigo! Me inspiro Nele… E você? Em quem se inspira?

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato